Regras do Jogo

MODOS DE JOGO

O Aquaquiz pode ser jogado no computador, tablet ou smartphone.

Está disponível online e permite participar em modo JOGO DE TABULEIRO ou BATALHA.

PERFIS DE ACESSO

Podem participar no Aquaquiz, mediante registo:

- PROFESSOR@S (docentes do 2º e 3º Ciclos)

- ALUN@S (estudantes do 2º e 3º Ciclos)

- OUTR@S (estudantes de outros anos de escolaridade, familiares, outras/os jogadores/as interessados/as)

 

Quem pode criar Jogos de Tabuleiro? Todos os participantes.

Quem pode jogar no tabuleiro? Alun@s e outros jogadores.

Quem pode jogar Batalhas? Alun@s e outros jogadores.

JOGAR EM MODO TABULEIRO

Pode-se optar por disputar o Jogo de Tabuleiro em conjunto, no mesmo equipamento, ou então podem jogar separados, cada jogador/a a partir do seu computador, tablet ou smartphone.

 

TOD@S JUNT@S, o/a jogador/a cria o novo jogo e, no mesmo equipamento, todos os restantes participantes indicam a sua password para poderem iniciar.
Em sala de aula, o/a professor/a pode criar os jogos ou até prepará-los com antecedência, dividir a turma em grupos, de 2 a 5 pessoas, e lançar o desafio aos/às alunos/as (um jogo de tabuleiro demora, no mínimo, 10 minutos).

 

À DISTÂNCIA, o/a jogador/a cria o novo jogo e copia o link para o comunicar aos outros participantes. Cada um dos/das jogadores/as abre esse link, introduz a sua password no equipamento que estiver a usar e seleciona o peão. A pessoa que cria o link é quem inicia o jogo, depois de todos os outros participantes estarem registados.

O TABULEIRO DE JOGO

CIRCUITO: infinito, não há uma casa de chegada porque o fim da partida é controlado por tempo de jogo (10 minutos).

 

PARTICIPANTES: mínimo 2, máximo 5.

 

SEQUÊNCIA DE JOGO: definida pela ordem de inscrição dos participantes, que respondem à vez.


RONDAS: equitativas, para garantir que cada participante responde ao mesmo número de perguntas que os seus adversários ainda que o tempo de jogo termine.

CRIAÇÃO DE JOGOS PELOS/AS DOCENTES

A opção JOGAR TABULEIRO disponibiliza um novo jogo que fica logo disponível para ser iniciado presencialmente pelos/as estudantes no computador ou tablet onde é gerado.


A alternativa de PREPARAR TABULEIRO permite criar partidas em que agrupa os/as estudantes em conjuntos de 2 a 5 participantes, e que ficam guardadas para que os/as participantes as possam iniciar mais tarde, quando cada grupo se junta presencialmente para jogar.

INICIAR O JOGO DE TABULEIRO

Para se poder dar início ao jogo, cada participante que vai disputar essa partida tem de, individualmente:
  - introduzir a sua password;
  - selecionar um dos peões disponíveis.
 
Quando todos/as tiverem feito login e escolhido o seu peão é possível INICIAR O JOGO.

 

CATEGORIAS

O tabuleiro tem casas distintas para as 4 categorias de perguntas e ainda casas especiais, em que o/a Participante pode escolher a categoria a que pretende responder.

DIFICULDADE

As perguntas têm sempre 2 níveis de dificuldade e cada participante escolhe o nível a que pretende dar resposta. As mais difíceis permitem obter mais pontos, em caso de resposta correta.

RESPOSTAS

Cada participante tem 45 segundos para responder. Não é possível parar o tempo de resposta, eliminar opções de resposta ou trocar de pergunta ou categoria.

 

No final é sempre apresentada a resposta correta (após resposta do jogador ou quando é atingido o tempo limite).

RONDAS E PONTUAÇÃO NO JOGO DE TABULEIRO

Cada participante responde e passa a vez ao próximo, caso acerte ou erre a resposta.

 

No final do jogo, os/as participantes pontuam por cada resposta correta e os que completem nos 3 primeiros lugares recebem pontuação adicional.

 

As pontuações e o tempo total jogado de cada participante está indicado na lista de jogadores/as.

 

Em caso de empate na pontuação, é o tempo de jogo que determina o/a vencedor/a (vence quem tenha sido mais veloz).

 

A ronda que estiver a decorrer quando se esgotam os 10 minutos de jogo é sempre jogada até ao fim (até ser completada por todos os/as participantes).

O MODO BATALHA

Um duelo de quiz entre 2 jogadores, em que respondem à vez à mesma série de 10 questões.

 

Estudantes do 5º ao 9º ano de escolaridade podem jogar com colegas que frequentem o mesmo ciclo, ou desafiar participantes que se encontrem inscritos com o perfil Outro. Estes participantes, que não correspondem a estudantes do 5º ao 9º ano, podem defrontar qualquer jogador.

 

Ao criar a Batalha é possível escolher um/a participante em concreto, procurando-o/a pelo seu username, ou optar pelo sorteio de um/a jogador/a mistério. Quem cria a Batalha é quem começa por responder ao quiz.

 

Caso ambos/as respondam corretamente ao mesmo número de perguntas, o desempate é feito pelo tempo dispendido para responder acertadamente. Esta informação é apresentada no ecrã final de Resultados da Batalha como Tempo gasto.

 

Apenas recebe pontuação o/a vencedor/a da Batalha.

ESCLARECIMENTOS

Para esclarecer quaisquer questões relacionadas com o Aquaquiz contactar por via eletrónica para o endereço de correio:

 

info@aquaquiz.pt

Sistema de Pontuação

Em competição de 2023-03-08 a 2023-03-29

Alunos

[na competição apenas Estudantes do 2º e 3º Ciclos do EB acumulam pontos]

 

Pontos ganhos por resposta certa no Jogo de Tabuleiro finalizado
(de acordo com o grau de dificuldade)

7 ou 12 pts

 

+

 

Pontos ganhos pela posição final no Jogo de Tabuleiro finalizado

1.º Lugar 12 pts, 2.º 7 pts, 3.º 5 pts

 

+

 

Pontos ganhos por vencer a Batalha

10 pts

 

Diariamente, apenas os primeiros 10 Jogos de Tabuleiro e as primeiras 10 Batalhas permitem acumular pontuação para a classificação pessoal.

Professores

[na competição apenas Docentes do 2º e 3º Ciclos do EB acumulam pontos]

 

Pontos ganhos por jogos iniciados não finalizados

(pelo menos 1 ronda jogada)

5 pts

 

+

 

Pontos ganhos por jogos iniciados e finalizados

25 pts

 

+

 

Pontos ganhos pela criação de uma nova pergunta de quiz

20 pts

 

Diariamente, apenas as primeiras 10 perguntas sugeridas permitem acumular pontuação para a classificação pessoal.

Escolas

[na competição apenas Escolas do 2º e 3º Ciclos do EB acumulam pontos]

 

A pontuação de cada Escola é obtida pela relação:

N.º total de jogos finalizados / N.º total de estudantes registados/as e a jogar

 


Para pontuar, a Escola tem de ter um mínimo de 20 estudantes registados e a participar no Aquaquiz.

No decurso da competição a classificação individual das Escolas flutua, por refletir a relação entre o número de estudantes registados que estão a realizar jogos e os jogos realizados.

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