REGRAS DO JOGO

MODOS DE JOGO

O Aquaquiz está disponível online e pode ser jogado em 2 modos:

Tabuleiro virtual (desktop ou tablet)

Batalha (desktop, tablet ou app)

 

A primeira competição, com prémios para Alunos, Professores e Escolas, decorreu entre 1 de fevereiro e 17 de maio de 2019.

PERFIS DE ACESSO

Podem participar no Aquaquiz, mediante registo:

PROFESSORES (docentes do 2º e 3º Ciclos)

ALUNOS (estudantes do 2º e 3º Ciclos)

OUTROS (alunos de outros anos de escolaridade, familiares e amigos dos alunos ou outros jogadores interessados)

 

Quem pode criar Jogos de Tabuleiro? Todos os participantes.

Quem pode jogar no tabuleiro? Alunos e outros jogadores.

Quem pode jogar Batalhas? Alunos e outros jogadores.

Quem recebe pontuação? Alunos, Professores e Escolas.

O TABULEIRO DE JOGO

O circuito de jogo é infinito (sem casa de chegada) e é controlado por tempo de jogo. A duração total de cada jogo são 10 minutos.

 

O jogo pode ser suspenso e retomado em caso de necessidade. O tempo de suspensão não contabiliza para o tempo total de jogo.

 

PARTICIPANTES: mínimo 2 jogadores, máximo 5 jogadores.

 

A sequência de jogo é definida pela ordem de inscrição dos jogadores.

 

As rondas são equitativas e são sempre completadas.

CRIAR UM NOVO JOGO

Todos os participantes devem estar previamente registados na plataforma de jogo Aquaquiz (ver “Perfis de Acesso”).

 

A pesquisa dos jogadores que vão participar no jogo é feita por username. Podem jogar até 5 pessoas.

 

Cada NOVO JOGO criado fica logo disponível para ser iniciado no computador ou tablet onde é gerado (ver "Iniciar o jogo").

 

Os Professores têm a alternativa de PREPARAR JOGOS, criando partidas que ficam guardadas e podem ser iniciadas mais tarde.

INICIAR O JOGO

Cada jogo é jogado em conjunto no mesmo computador ou tablet pelos jogadores inscritos (entre 2 a 5 participantes).

 

Para dar início ao jogo cada um dos participantes terá de fazer login indicando a sua password e em seguida selecionar um dos peões disponíveis.

 

Quando todos tiverem feito login e escolhido o seu peão é possível INICIAR O JOGO.

 

Nota: a Batalha tem regras específicas (ver "Modo Batalha").

CATEGORIAS

O tabuleiro tem casas distintas para as 4 categorias de perguntas e ainda casas especiais, em que o Jogador pode escolher a categoria a que pretende responder.

DIFICULDADE

As perguntas têm sempre 2 níveis de dificuldade. O jogador escolhe o nível a que pretende dar resposta. As mais difíceis permitem obter mais pontos, em caso de resposta correta.

RESPOSTAS

O jogador tem 45 segundos para responder. Não é possível parar o tempo de resposta, eliminar opções de resposta ou trocar de pergunta ou categoria.

 

No final é sempre apresentada a resposta correta (após resposta do jogador ou quando é atingido o tempo limite).

RONDAS E PONTUAÇÃO NO JOGO DE TABULEIRO

Cada jogador responde e passa a vez ao próximo, caso acerte ou erre a resposta.

 

Os jogadores recebem sempre pontuação por cada resposta correta. No final do jogo, os jogadores que completem nos 3 primeiros lugares recebem pontuação adicional.

 

As pontuações e o tempo total jogado de cada jogador está indicado na lista de jogadores.

 

Em caso de empate na pontuação, é o tempo de jogo que determina o vencedor (vence o mais rápido).

 

A ronda que estiver a decorrer quando se esgotam os 10 minutos de jogo é sempre jogada até ao fim (até ser completada por todos os jogadores).

O MODO BATALHA

Um duelo de quiz entre 2 jogadores, em que ambos respondem às mesmas 10 questões.

 

Os alunos do 5º ao 9 ano de escolaridade podem jogar com colegas que frequentem o mesmo ciclo, ou desafiar participantes que se encontrem inscritos com o perfil Outro. Estes participantes, que não correspondem a estudantes do 5º ao 9º ano, podem defrontar qualquer jogador.

 

Ao criar a Batalha é possível escolher um jogador em concreto, procurando-o pelo seu username, ou optar pelo sorteio de um jogador mistério. O jogador que cria a Batalha é o primeiro a responder ao quiz.

 

Caso ambos respondam corretamente ao mesmo número de perguntas, o desempate é feito pelo tempo dispendido para responder acertadamente. Esta informação é apresentada no ecrã final de Resultados da Batalha como Tempo gasto.

 

Apenas recebe pontuação o vencedor da Batalha.

 

Pode ser jogada no computador ou aplicação móvel para iOS e Android, publicada nas lojas App Store e Google Play Store.

ESCLARECIMENTOS

Para esclarecer quaisquer questões relacionadas com o Aquaquiz contactar por via eletrónica para o endereço de correio:

 

info@aquaquiz.pt

Sistema de Pontuação

Em competição de 2019-10-17 a 2019-10-18

ALUNOS

[na competição apenas Alunos do 2º e 3º Ciclos do EB acumulam pontos]

 

Pontos ganhos por resposta certa no Jogo de Tabuleiro
(de acordo com o grau de dificuldade)

7 ou 12 pts

 

+

 

Pontos ganhos pela posição final no Jogo de Tabuleiro

1.º Lugar 50 pts, 2.º 30 pts, 3.º 20 pts

 

+

 

Pontos ganhos por vencer a Batalha

10 pts

PROFESSORES

[na competição apenas Professores do 2º e 3º Ciclos do EB acumulam pontos]

 

Pontos ganhos por jogos iniciados não finalizados

(pelo menos 1 ronda jogada)

2 pts

 

+

 

Pontos ganhos por jogos iniciados e finalizados

10 pts

ESCOLAS

[na competição apenas Escolas do 2º e 3º Ciclos do EB acumulam pontos]

 

A pontuação de cada Escola é obtida pela relação:

Número total de jogos finalizados /

Número total de alunos registados e a jogar

 


Para pontuar, a Escola tem de ter um mínimo de 20 jogadores registados e a participar no Aquaquiz.

No decurso da competição a classificação individual das Escolas flutua, por refletir a relação entre o número de alunos registados que estão a realizar jogos e os jogos realizados.