Regras do Jogo

O Aquaquiz é uma plataforma de jogo de acesso livre, concebida para ser jogada em contexto de sala de aula ou em ambiente familiar.

Pode ser jogado por qualquer pessoa, em particular famílias com crianças e jovens que apreciam atividades que combinem entretenimento e aprendizagem.

MODO DE JOGO

O Aquaquiz está disponível online num formato de Jogo de Tabuleiro virtual e pode ser jogado em desktop ou tablet.

REGISTO DE PARTICIPANTES

Para criar e dinamizar jogos de tabuleiro em sala de aula ou em família, apenas docentes, pais e educadores devem estar registados individualmente na plataforma.

 

Às crianças não é solicitada a criação de registos individuais de participante.

 

Quem pode criar Jogos de Tabuleiro? Docentes / Pais.

 

A quem são dirigidos os Jogos de Tabuleiro? Às crianças.

O TABULEIRO DE JOGO

CIRCUITO: infinito, não há uma casa de chegada porque o fim da partida é controlado por tempo de jogo (10 minutos).

 

PARTICIPANTES: mínimo 3, máximo 5.

 

SEQUÊNCIA DE JOGO: definida pela ordem de apresentação dos participantes, que respondem à vez.


RONDAS: equitativas, cada participante responde ao mesmo número de perguntas que os seus adversários ainda que o tempo de jogo termine.

CRIAR UM NOVO JOGO DE TABULEIRO

Em cada Jogo de Tabuleiro podem participar 3 a 5 jogadores, que jogam em conjunto no mesmo computador ou tablet.

 

Cada novo Jogo disponibiliza uma lista de 5 Jogadores, prontos a usar, sendo possível alterar esses nomes.

ESCOLHER O CICLO DE ENSINO

Ao criar um novo Jogo de Tabuleiro é necessário selecionar o ciclo de ensino apropriado, de acordo com a faixa etária das crianças que o vão disputar.

 

Esta indicação é essencial para balizar as questões de quiz que a plataforma deve utilizar para a realização desse jogo.

CATEGORIAS

O tabuleiro tem casas distintas para as 4 categorias pelas quais se distribuem as questões de quiz: Aqua Lab, Pegada Sustentável, Planeta Azul, Fábricas de Água.

 

E ainda casas especiais, em que o/a Participante pode escolher a categoria a que pretende responder.

RESPOSTAS

Cada participante tem 45 segundos para responder à sua pergunta. Não pode parar o cronómetro, eliminar opções de resposta ou trocar de pergunta.

 

No final é sempre apresentada a resposta correta (após resposta do jogador ou quando é atingido o tempo limite).

RONDAS E PONTUAÇÃO NO JOGO DE TABULEIRO

Os participantes jogam à vez, de acordo com a ordem de apresentação. Cada criança responde e passa a vez à próxima, independentemente de acertar ou errar a resposta.

 

Cada jogo de tabuleiro apresenta uma pontuação virtual que não acumula em termos de ranking para uma classificação geral.

 

Os jogadores recebem 10 pontos por cada resposta correta. No final do jogo, os jogadores que completem a partida nos 3 primeiros lugares recebem pontuação adicional (os 3 lugares do pódio concedem, respetivamente, 6, 4 e 2 pontos).

 

A lista de jogadores tem sempre disponíveis todas as pontuações e permite ainda consultar o tempo total jogado por cada um.

 

Em caso de empate na pontuação, é o tempo de jogo que determina o vencedor: vence o mais rápido.

 

A ronda que estiver a decorrer quando se esgota o tempo de jogo é sempre jogada até ao fim, ou seja, até ser completada por todos os jogadores.

ESCLARECIMENTOS

Para esclarecer quaisquer questões relacionadas com o registo ou a utilização da plataforma de jogo Aquaquiz, saiba que pode contactar-nos por via eletrónica.

 

Pode escrever-nos para o endereço de correio:

 

info@aquaquiz.pt

Sistema de Pontuação

Em competição de a

Alunos

[na competição apenas Estudantes do 2º e 3º Ciclos do EB acumulam pontos]

 

Pontos ganhos por resposta certa no Jogo de Tabuleiro finalizado
(de acordo com o grau de dificuldade)

7 ou 12 pts

 

+

 

Pontos ganhos pela posição final no Jogo de Tabuleiro finalizado

1.º Lugar 12 pts, 2.º 7 pts, 3.º 5 pts

 

+

 

Pontos ganhos por vencer a Batalha

10 pts

 

Diariamente, apenas os primeiros 10 Jogos de Tabuleiro e as primeiras 10 Batalhas permitem acumular pontuação para a classificação pessoal.

Professores

[na competição apenas Docentes do 2º e 3º Ciclos do EB acumulam pontos]

 

Pontos ganhos por jogos iniciados não finalizados

(pelo menos 1 ronda jogada)

5 pts

 

+

 

Pontos ganhos por jogos iniciados e finalizados

25 pts

 

+

 

Pontos ganhos pela criação de uma nova pergunta de quiz

20 pts

 

Diariamente, apenas as primeiras 10 perguntas sugeridas permitem acumular pontuação para a classificação pessoal.

Escolas

[na competição apenas Escolas do 2º e 3º Ciclos do EB acumulam pontos]

 

A pontuação de cada Escola é obtida pela relação:

N.º total de jogos finalizados / N.º total de estudantes registados/as e a jogar

 


Para pontuar, a Escola tem de ter um mínimo de 20 estudantes registados e a participar no Aquaquiz.

No decurso da competição a classificação individual das Escolas flutua, por refletir a relação entre o número de estudantes registados que estão a realizar jogos e os jogos realizados.